Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas - FLEX2000 – PRODUTOS FLEXÍVEIS S.A.

Porquê ler este documento?
Este documento divulga ao público a informação relativa a cada estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente, e indica, também, onde pode ser obtida informação adicional.
A ocorrência de acidentes de grande dimensão (por exemplo, incêndios, explosões, derrames) relacionados com a libertação de substâncias perigosas presentes em estabelecimentos pode colocar em risco os trabalhadores desses estabelecimentos e a população na envolvente e afetar seriamente o ambiente.
O Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto, estabelece as obrigações a cumprir pelos operadores dos estabelecimentos, de modo a prevenir os perigos e a limitar as consequências dos acidentes graves. Este documento pretende, assim, dar cumprimento ao disposto no n.º 1 do artigo 30.º daquele diploma legal.

Por quem é elaborada a informação?
A informação apresentada é da responsabilidade do operador do estabelecimento. Parte da informação – aquela que se refere às formas de aviso, às medidas de autoproteção a adotar pela população em caso de acidente e ao Plano de Emergência Externo - é elaborada em articulação com a Câmara Municipal, em particular com o Serviço Municipal de Proteção Civil.

 
  1. Informação geral
Identificação do estabelecimento
 
Nome / Designação
comercial do operador
Flex2000 – Produtos Flexíveis S.A.
Designação
do estabelecimento
Flex2000 – Produtos Flexíveis S.A.
Endereço do estabelecimento Rua Eng.º Ferreira Dias, Zona Industrial Ovar, Fase III
3880-327 Ovar
Freguesia Ovar
Concelho Ovar

Enquadramento do estabelecimento no regime de prevenção de acidentes graves (Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto)
 
Estabelecimento abrangido pelo nível inferior  
Estabelecimento abrangido pelo nível superior X

Disposições previstas no regime de prevenção de acidentes graves
Comunicação (artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto)
 
Data da submissão da notificação/comunicação 06-03-2025

Relatório de Segurança (artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto)
 
Data da submissão do relatório de segurança 22-12-2022

Inspeção (artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto)
 
Data da última inspeção da IGAMAOT (Inspeção-geral dos Ministérios do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e da Agricultura e do Mar) para verificação do cumprimento do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto 19-02-2025
 
  1. Descrição do estabelecimento e das medidas para fazer face a acidentes graves envolvendo substâncias perigosas
Descrição, em termos simples, das atividades desenvolvidas no estabelecimento
 
O estabelecimento industrial dedica-se ao fabrico de espuma flexível de poliuretano. O processo produtivo consiste essencialmente na mistura de três substâncias químicas, (poliol, isocianato e água) conjuntamente com determinados catalisadores e aditivos. A reacção química resultante da mistura destes produtos, denominada polimerização por adição, dá então origem à formação de um polímero sólido de características alveolares – a espuma.
As duas matérias-primas principais utilizadas neste processo fabril, poliol e isocianato, encontram-se armazenadas em tanques de grande capacidade e em ambiente climatizado, sendo fornecidas a granel. As restantes matérias-primas encontram-se armazenadas em tanques / depósitos de menor dimensão.
As matérias-primas, após determinação das proporções definidas por uma formulação para cada tipo de espuma, são bombeadas dos tanques para uma cabeça misturadora de alta pressão.
A mistura líquida rapidamente inicia um processo de expansão, com aumento progressivo da sua viscosidade, sendo transportada através de tapete rolante para manutenção da sua dispersão.
No final do tapete a mistura, já sob a forma sólida, é cortada transversalmente em blocos de acordo com as especificações do produto final.
Segue-se uma primeira fase de armazenagem, designada por cura, onde os blocos são mantidos durante 24 a 72 horas. Posteriormente a esta fase, os blocos são armazenados em lotes, consoante a sua especificação, estando prontos a serem processados para darem lugar a produtos de espuma nas mais variadas formas.
Os blocos de espuma podem seguidamente sofrer diferentes tipos de corte, de acordo com o perfil do produto final. Isto é, podem ser laminados (corte horizontal) nas espessuras pretendidas, cortados verticalmente para obterem a dimensões necessárias aos cortes subsequentes, ou cortes especiais, curvilíneos e dimensionais.
Depois das peças de espuma se encontrarem finalizadas em termos de corte, são embaladas em filme plástico transparente para preservação contra poeiras e humidade.
Principais medidas e equipamentos de mitigação dos riscos de acidentes Graves:
- Todo o sistema de tanques de armazenamento e descarregamento da matéria prima está localizado numa bacia de retenção;
- Existência de dois reservatórios receptores de derrames (com capacidade individual de 27m3),
- Diversos meios de contenção de derrames (solução descontaminante de TDI, absorventes,…);
- Serviço de vigilância 24h por dia e 365 dias ano (portaria e CCTV);
- RIA (Rede Incêndio Automática) constituída por duas reservas de água, duas centrais de bombagem, hidrantes, carretéis, sprinklers, rede dilúvio e rede de espuma;
- Diverso equipamento distribuído ao longo das diversas áreas e edifícios de combate a incêndio (mangueiras, agulhetas, disjuntores, fatos de protecção química,…);
- Sistema automático de detecção de fumos (endereçável);
- Simulacros;
- Brigada de Segurança Interna (27 elementos).
Código CAE[1] principal 22210
Outros códigos CAE 38322

Substâncias perigosas presentes no estabelecimento
 
Substâncias incluídas na Parte 1 do anexo I do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto Advertências de perigo
Secção «H» – PERIGOS PARA A SAÚDE
H1 Toxicidade Aguda Tox. Aguda inalante 1, H330
Irritação cutânea 2, H315
Irritação ocular 2, H319
Tox. Específica do orgão destino (exposição única) 3, H335; Sensibilização vias resp. 1, H334
Sens. Pele 1, H317
Risco crónico para o ambiente aquático 2, H411.
H2 Toxicidade Aguda liquido inflamável 2, H225
Tox. Aguda Oral 3, H301
Tox. Crónica para ambiente aquático 3, H412.
Tox. Aguda Dérmico 3, H311
Tox. Aguda inalação 3, H331
Sensibilização pele 1, H317
Irritação ocular 2, H319
Sensibilização vias respiratórias 1, H334
Carcinogenicidade 2, H351.
STOT exposição única 1, H370
H3 Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição única Corrosão cutânea 1C, H314;
 Sensibilização cutânea 1, H317;
 Mutagenicidade células germinativas 2; H341;
Toxicidade reprodutiva 1B, H360FD;
STOT exposição única 1, H370;
STOT exposição repetida 1, H372;
Toxicidade aguda aquática 1, H400;
Toxicidade aquática crónica 1, H410.
Secção «P» – PERIGOS FÍSICOS
P2 Gases Inflamáveis Flam. Gas 1, H220
Press. Gas liq. Gas, H280
P3a Aerossóis Inflamáveis Flam. Aerosol 1, H222+H229
 Aquatic chronic 3, H412
Aquatic chronic 2, H411
P5c Líquidos Inflamáveis Liquido inflamável 2, H225
Tox. Aguda 4, H302
Corrosivo para pele 1C, H314
Lesão ocular 1, H318
Irritação ocular grave 2, H319
STOT SE 3, H336
Liquido inflamável 3, H226
Tox. Aguda dérmico 4, H312
EUH 066
Tox. Aguda oral 4, H302
Corrosão cutânea 1B, H314;
Toxicidade órgãos específicos-exp. Única 3, H335
Secção «E» – PERIGOS PARA O AMBIENTE
E1 Perigoso para o ambiente aquático Aquatic Acute 1, H400
 Aquatic Chronic 2, H411
Eye Dam. 1, H318
Met. Corr. 1, H290
Skin Corr. 1A, H314
E2 Perigoso para o ambiente aquático Cancerígeno 2, H351
Toxicidade crónica ambiente aquático 2, H411
Liquido inflamável 2, H225
Irritação cutânea 2, H315
 Toxicidade reprodutiva 2, H361
STOT SE 3, H336
STOT RE 2, H373
Toxicidade aguda oral 4, H302
Lesões oculares graves 1; H318
Perigo de aspiração 1, H304
Secção «O» – OUTROS PERIGOS
Substâncias incluídas na Parte 2 do anexo I do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto Advertências de perigo
Diisocianato de tolueno (TDI) Carcinogenicidade 2, H351
Tox. Aguda inalante 1, H330
Irritação cutânea 2, H315
Irritação ocular 2, H319
Tox. Específica do orgão destino (exposição única) 3, H335; Sensibilização vias resp. 1, H334
Sens. Pele 1, H317
Risco crónico para o ambiente aquático 3, H412
Hidrogénio Gás Inflamável 1, H220
Gás pressurizado, H280
Gás natural Flam. Gas 1, H220
Press. Gas liq. Gas, H280
Gasóleo Flam. Liq 3, H226
Acute tox. 4, H332
Skin irrit. 2, H315
Carc. 2, H351
STOT RE 2, H373
Asp. Tox. 1, H304
Aquatic chronic 2, H411
Acetileno Gás quimicamente instável A, H230
Gás Inflamável 1, H220
Gás sob pressão, H280
Oxigénio Gás comburente 1, H270
Gás sob pressão, H280
Metanol Líquido Inflamável 2, H225;
Tox. Aguda Inalação 3, H331;
Tox. Aguda dérmico 3, H311;
Tox. Aguda Oral 3, H301;
STOT exposição única 1, H370

Principais tipos de cenários de acidentes graves que podem ocorrer no estabelecimento, possíveis consequências para a envolvente (população e ambiente) e medidas de controlo existentes no estabelecimento
 
Cenário de acidente Potenciais efeitos dos acidentes Medidas existentes para fazer face ao cenário de acidente
Incêndio
 
Efeitos na saúde humana, bens e ambiente, se forem diretamente afetados pelo incêndio.
Podem gerar-se nuvens de fumo que causam problemas respiratórios e a dispersão de cinzas.
O sobreaquecimento de áreas adjacentes pode levar à ignição de combustíveis noutros locais.
- RIA – Rede Incêndio Automática (sistemas de sprinkler, dilúvio e espuma)
- Vigilância e controlo de acessos
- Controlo térmico dos blocos de espuma produzidos
- Plano de emergência (incluindo as equipas organização e meios disponíveis no local, fixos e portáteis/móveis)
-Autorizações de trabalho (corte e soldadura)
- Vigilância 24h/dia;
- Sistemas de desenfumagem e detecção de fumos.
Explosão
 
Poderá ter consequências severas para saúde humana, bens e ambiente na envolvente do estabelecimento.
O efeito da onda de choque pode afetar as pessoas diretamente ou na sequência de danos nas estruturas. Existe a possibilidade de iniciar incêndios noutros locais afetados pela explosão.
- Compartimentação e segregação de produtos;
- Controlo fontes de ignição;
- Sistemas de detecção e de extinção automáticos;
- Plano de inspecções e provas a equipamentos;
- Equipamento protecção individual;
- Operadores habilitados Plano Emergência Interno
-Simulacros
- Vigilância 24h/dia;
- Sistemas de desenfumagem e detecção de fumos.
Projeção de fragmentos
 
Fragmentos de recipientes ou de estruturas próximas da explosão podem ser projetados com grande velocidade causando efeitos graves nas pessoas e bens. - Compartimentação e segregação de produtos;
- Controlo fontes de ignição;
- Sistemas de detecção e de extinção automáticos;
- Plano de inspecções e provas a equipamentos;
- Equipamento protecção individual;
- Operadores habilitados Plano Emergência Interno
Libertação de substâncias no estado gasoso que sejam tóxicas para a saúde humana Os efeitos associados à libertação, para a atmosfera, de substâncias tóxicas podem causar danos ser reversíveis ou irreversíveis para a saúde humana e até causar a morte, dependendo do tempo de exposição à nuvem tóxica. - Confinamento dos vapores libertados (os tanques situam-se em salas fechadas);
- Existência de Equipamento Proteção Individual;
- Existência de operadores habilitados e de plano de emergência;
- Existência de procedimentos escritos que estabeleçam as operações a efectuar bem como as medidas em caso de emergência;
- Plano de inspecções e provas a equipamentos
- Vigilância 24h/dia.
Derrame de substâncias perigosas para o ambiente aquático Contaminação/poluição de recursos hídricos (ex. fontes de abastecimento de água potável, rios, estuários, reservas subterrâneas, praias e outras zonas do litoral marítimo) na envolvente do estabelecimento. - Bacias de retenção;
- Equipamentos de contenção de derrames;
- Impermeabilização do pavimento;
- Existência de procedimentos escritos que estabeleçam as operações a efectuar bem como as medidas em caso de emergência;
- Vigilância 24h/dia.
Libertação de efluentes contaminados  resultantes do combate a incêndios Contaminação/poluição de recursos hídricos (ex. fontes de abastecimento de água potável, rios, estuários, reservas subterrâneas, praias e outras zonas do litoral marítimo) na envolvente do estabelecimento. - Tanque de receção de águas contaminadas resultante do combate a incêndios.


Atuação imediata do operador em caso de ocorrência de acidente grave
Nos termos do artigo 28.º do Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, em caso de acidente grave, o operador:
 
  • Aciona de imediato os mecanismos de emergência, designadamente o plano de emergência interno ou plano de emergência interno simplificado.
  • Informa, de imediato, a ocorrência, através dos números de emergência, às forças de segurança e serviços necessários à intervenção imediata e à câmara municipal.
Outras medidas
 
Envia posteriormente os relatórios do acidente às entidades competentes, conforme definido no PEI.

Informações gerais sobre a forma como o público interessado será avisado em caso de acidente grave e informações adequadas sobre as medidas de autoproteção a adotar pela população na envolvente do estabelecimento
 
O público interessado será avisado pelas entidades competentes, nomeadamente pela Proteção Civil e Câmara Municipal de Ovar.

Referência ao Plano de Emergência Externo elaborado para fazer face a efeitos no exterior do estabelecimento decorrentes de um acidente
 
O Plano de Emergência Externo encontra-se em elaboração.

Ovar, 27 de setembro de 2023

Onde se pode obter informação adicional?
 
  • Sobre o estabelecimento
Designação do operador Flex2000 – Produtos Flexíveis S.A.
Endereço do estabelecimento Rua Eng.º Ferreira Dias, Zona Industrial de Ovar, Fase III
3880-327 Ovar
Telefone 256 579 610
Email flex2000@mail.telepac.pt
Sítio na internet www.flex2000.pt
  • Sobre a forma de aviso e medidas de autoproteção da população em caso de acidente e sobre a elaboração do Plano de Emergência Externo
Câmara Municipal
 
Designação Câmara Municipal de Ovar
Serviços de Protecção Civil Municipal
Endereço Praça da República
3880 - 141 Ovar
Telefone 256 581 321
Email protecao.civil@cm-ovar.pt
Sítio na internet www.cm-ovar.pt
  • Sobre a implementação do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto
Agência Portuguesa do Ambiente | Departamento de Avaliação Ambiental
geral@apambiente.pt
Rua da Murgueira, 9/9A - Zambujal Ap. 7585 | 2610-124 Amadora
Telefone  21 472 82 00| Fax 21 471 90 74

No sítio na internet da Agência Portuguesa do Ambiente:
www.apambiente.pt > Instrumentos > Prevenção de Acidentes Graves

Autoridade Nacional de Proteção Civil
geral@prociv.pt
Av. do Forte em Carnaxide | 2794 - 112 Carnaxide
Telefone 21 4247100 | Fax 21 4247180
 
  • Sobre a inspeção ao estabelecimento no âmbito do artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto
Inspeção-geral dos Ministérios do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e da Agricultura e do Mar
igamaot@igamaot.gov.pt
Rua de O Século, n. º 51 | 1200-433 Lisboa
Telefone  21 321 55 00| Fax 21 321 55 62
 
 
[1] Classificação Portuguesa de Atividades Económicas, Revisão 3, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 381/2007, de 14 de novembro, que constitui o quadro comum de classificação de atividades económicas a adotar a nível nacional.